quinta-feira, 28 de maio de 2009

Palas Atena

Palas Atena, deusa grega da sabedoria, era filha de Zeus com Métis, sua primeira esposa. Gaia o havia advertido de que o filho que houvesse de Métis o destronaria como ele destronou Cronos, seu pai. Para evitar isso, Zeus engoliu a esposa. Porém a deusa da prudência já se encontrava grávida de Atena, e continuou a gestação na cabeça de Zeus.
Zeus começou a sentir fortíssimas dores de cabeça, e chamou Hefestos ao Olimpo para que lhe fendesse a cabeça. Ao que isso foi feito, surgiu da cabeça de Zeus Atena, já adulta e com elmo, armadura e escudo. Por ter saído do cérebro de Zeus, sua marca era a inteligência. Atena deveria ter se tornado a nova rainha do Olimpo, mas por ser mulher, Zeus permaneceu no poder.
A característica guerreira é inerente á sua personalidade, mas de forma diversa de Ares (deus da guerra), não é sanguinária e prefere estratégias calculadas com frieza. As artes domésticas se encontram sob sua proteção, apesar de a deusa sempre ter guardado sua castidade e um estrito celibato. Foi a grande protetora e conselheira da maior parte dos grandes heróis mitológicos. Na imagem acima, a imagem do que se estima ter sido a estátua de Atena Parthenos esculpida por Fídias e que estava no Parthenon em Atenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que delicia sua participação...