domingo, 23 de agosto de 2009

Aspásia de Mileto

A mulher mais famosa da antiga Atenas foi Aspásia de Mileto, a companheira de Péricles, o grande líder ateniense. Por Aspásia ter sido uma hetaira, ele não pode casar-se oficialmente com ela, pelas leis da cidade. mas ela foi sua companheira por vinte anos, até sua morte, e uma importante personagem daquele período.
Aspásia nasceu em Mileto (Ásia Menor), e era órfã ou uma criança indesejada. Acredita-se que seu pai a ofereceu ao templo de Afrodite, uma maneira honrosa de criar essas meninas, onde estas aprendiam a servir á deusa com seus corpos.
Hetairas eram mais do que simples cortesãs. Independente de cama, ofereciam companhia. Eram mulheres inteligentes, versadas em artes, literatura, ciência, política, filosofia, que podiam conversar no mesmo nível que os homens sofisticados que recebiam em seus salões. Uma situação diferente da mulher grega daquele período, que era educada para ser mãe e esposa, e nada mais além disso.
Aspásia entretia em seus salões (onde as esposas não iam) os homens mais poderosos de Atenas. As outras mulheres presentes eram também hetairas. Sua casa era um dos lugares mais chiques da cidade na época.
Péricles conheceu Aspásia e o encanto entre eles foi mútuo, e logo passaram a viver juntos. Ao contrário do costume da época, ainda mais sendo ele um homem tão poderoso, ele a tratava como uma igual, e suas opiniões eram por ele muito consideradas. Naquela época, mulheres não participavam da vida pública, e mesmo as hetairas mantinham sua atuação nos bastidores, nas camas e nos jantares, mas jamais na política.
Dá para imaginar o rebuliço e os comentários que causavam, ainda mais pelo fato de serem abertamente carinhosos. Péricles não saía de casa sem beijar sua amada, e ao retornar era a primeira coisa que fazia. Para o costume da época, algo francamente estranho.
Ambos eram alvo frequente das fofocas. Eles e seu filho ilegítimo eram frequentemente ridicularizados. Alguns a acusavam de ter influenciado Péricles a entrar em guerra contra Samos para ajudar Mileto, onde ela nascera. E alguns a culpavam pela guerra contra Esparta (guerra do Peloponeso). Era malvista também por sua amizade com Sócrates, com quem mantinha frequentes conversas sobre filosofia.
Mas, o amor deles permaneceu firme e forte, e Aspásia sempre foi uma grande conselheira para Péricles. Sob a direção deste extraordinário casal, além do estímulo ao livre pensamento em seus salões, a Grécia ganhou o Parthenon. Sua época é chamada de a era de ouro da Grécia, e o florescimento cultural que surgiu naquele período até hoje nos inspira.

Um comentário:

  1. Acho que se vivesse naquela época preferiria ser hetaira. Que vida mais sem graça a das atenienses: mal sair de casa, nao estudar, e nem ganhar carinhos do marido. Heeelp!!!!

    P. S. : Seu blog está cada vez mais legal.

    ResponderExcluir

Que delicia sua participação...