terça-feira, 10 de março de 2009

Eleonora de Aquitânia - Parte I

Rainha Eleonora de Aquitânia. Seu nome e sua história são bem menos conhecidos do que merecem ser. Ela era uma Poderosa com P mega maiúsculo. Eleonora, em plena Idade Média, foi uma mulher dona do seu nariz. Inteligente, refinada, patronesse das artes, foi rainha da França e da Inglaterra.
Eleonora foi criada na corte de seu avô, o Duque de Aquitânia, cuja corte na época era a mais refinada da Europa, e ao contrário da imensa maioria das pessoas de sua época, teve uma educação primorosa, que sua admirável inteligência aproveitou muito bem. Com as mortes de seus pais e seu irmão, tornou-se a herdeira mais rica de França, e seu casamento foi arranjado com o rei Luis VII. Helloooo ... Como poderia dar certo um casamento entre um marido chato e carola e uma esposa que não estava nem um pouco inclinada a ficar bordando tapeçarias de olhos baixos o dia todo como uma boa rainhazinha deveria fazer? Ah, para Eleonora, sem chance de ficar quieta. A Aquitânia era dela, e ela queria governá-la. Óbvio que foi um reboliço ... rsrsrsrs
Quando Luis resolveu que ia para a Segunda Cruzada, Eleonora foi junto. Em Jerusalém, mais uma vez se evidenciaram as diferenças entre os dois, e quando voltaram do Oriente, pediram ao papa o divórcio. O papa tentou reconciliá-los, mas já não havia mais o que tentar colar, mesmo Eleonora estando grávida de sua segunda filha. E finalmente, em 1152 ela conseguiu sua carta de alforria, quer dizer, o divórcio. (continua amanhã ...)

2 comentários:

  1. Hehe..Poderosa como sempre...estão ficando otimos os textos...fantastico. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. PQP... isso que era poder. Adoreeeeeeeiiiiiiii

    ResponderExcluir

Que delicia sua participação...