quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lady Helena

Minha avó se chamava Helena. E assim como sua homônima de Tróia, era uma linda mulher. Linda em todos os sentidos, uma pessoa que sempre é lembrada não apenas por sempre estar impecavelmente arrumada, mas principalmente por seu sorriso e por ter escolhido ser feliz, independente dos problemas da vida.

Eu era sua primeira neta, e para mal dos pecados dos outros netos, o xodó da vovó... rsrsrs. Desde que eu era pequena sempre fomos muito ligadas, e gosto de reconhecer em mim coisas que vieram dela.

Pequenos detalhes como estar sempre com pés e mãos impecáveis, ser doida por brincos, aneis, colares e companhia bela, não conseguir sair sem batom nem pra ir na padaria... e por aí vai. As mulheres da nossa família herdaram dela o gosto por todo tipo de feminices.

Vovó era muito vaidosa. Quantas senhorinhas comemoram seu aniversário de 80 anos em cima de salto 10, terninho turquesa, lindamente maquiada e com cabelón poderoso??? Detalhe... com dor na coluna, mas, segundo as palavras dela, nem pensar em vir simplesinha.... Poderosa e absoluta!!!!

A delicadeza nos gestos e no proceder, a sabedoria presente tanto em conversas mais sérias como nas mais leves, com suas famosas frases, o bolinho de vó, o melhor nhoque do mundo, o amor que era sua melhor definição, tantas lembranças gostosas. E uma saudade que vai ficar sempre.

Mas sem tristezas, pois a melhor homenagem que posso prestar a ela é ser feliz. Escolher, assim como ela, ser uma pessoa alegre e bem humorada.

Velhinha? Ah, mesmo aos 85 anos ela nunca foi. Uma senhorinha sim, que tinha no olhar um brilho de menina. Essa era Lady Helena de Tróia, que eu tive o privilégio de ter como avó.

7 comentários:

  1. César Augusto G. Martins28 de julho de 2011 às 11:39

    Belíssima homenagem!! Lindo texto!!! Sensacional mesmo!! Privilegiados e abençoados os que tiveram a honra de desfrutar do convívio dela!! Só quem a conheceu pode entender o real significado de suas palavras ... beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Eu a conheci, vou lendo e enxergando Helena, sempre elegante, sentia quando me via que admirava o meu jeito de vestir, sempre me elogiou, ela reparava nos minimos detalhes, detalhes...sempre foi seu ponto forte, brilho?? Brilho de Lady Helena, esse será eterno!!!! bjs Solange Vargas

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de prestar minha homenagem a Lady Helena, já que a conheço, não em pessoa, mas pelo que dela existe em seu xodó. Talvez por modéstia, a blogueira homenageante não citou a sagacidade, a elegância intelectual e a lucidez, alguns dos outros vários traços geneticamante impressos por Lady Helena, todos claramente perceptíveis.
    Que Lady Helena continue sempre viva e feliz por opção. Que assim seja.
    Petrarca

    ResponderExcluir
  4. César, tivemos uma sorte imensa em tê-la como nossa avó. Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Solange, você tem razão. Lady Helena é uma estrela, e seu brilho eterno continua em nossas vidas. Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Petrarca, vovó ficaria encantada com o que você escreveu. E a neta lhe agradece por suas palavras tão gentis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Minha querida amiga,

    Somos privilegiadas de ter pessoas simplesmente sensacionais e únicas em nossas vidas. Nossas avós são um exemplo de vida e certamente são pessoas iluminadas por Deus, uma benção que tivemos nossas vidas, grandes estrelas da mais alta grandeza e que de onde estiverem vão estar sempre nos guiando e iluminando com seu brilho eterno. Muitos Beijos. Seu texto como sempre impecável!

    ResponderExcluir

Que delicia sua participação...